Os Médicos

Hoje o corpo clínico é formado por 31 profissionais nas mais diversas áreas da pediatria.

Horários de atendimento para consultas: Todos os dias das 08:00h às 22:00h.

CORPO CLÍNICO ESPECIALIDADES CRM
DRA. CLAUDIA V. SILVA LEMOS ( * ) Pediatra 5656
DRA. DENISE BOUSFIELD DA SILVA Pediatria/Hematologia 3403
DRA. JAQUELINE C. DE A. RATIER Pediatra/Gastroenterologia 7497
DRA. LUCIANE HUPPES SCHNEIDER BORDASCH Pediatria/Nefrologia 12066
DRA. NILZETE LIBERATO BRESOLIN Pediatria/Nefrologia 3979
DRA. VERA REGINA FERNANDES Pediatra/Cardiologia 4039
DRA. ANA CRISTINA CAPANO Dermatologia Pediátrica 4880
DR. ANDRE SOUZA DE ALBUQUERQUE Otorrino 17577
DRA. CLAUDIA M. DE LORENZO Pediatria/Homeopatia 7675
DR. EDSON CARVALHO DE SOUZA Pediatra 3396
DR. EDSON CECHINEL Pediatra/Endocrinologia 5335
DR. EDUARDO PIACENTINI FILHO Pneumologista 14359
DRA. ELISA JULIETA D. DE SOUZA Pediatria 13462
DR. EUCLIDES REIS QUARESMA Cirurgia Pediátrica 12534
DR. EUGENIO GRILLO ( * ) Neurologia Pediátrica 4621
DRA. HELENA M  C DE S VIEIRA Pediatria/Alergia e Imunologia 3167
DR. JOSE ANTONIO DE SOUZA Cirurgião Pediatrico 2734
DRA. JULIANA VAN DE SANDE LEE Endocrinologia Pediátrica 13054
DRA. LILIAN BORTOLON Otorrino 18121
DRA. LOUISE LAPAGESSE C PINTO Geneticista 17052
DRA. MARCIA REIS AZEREDO Pediatria 16212
DRA. MARTHA NUNES SIMON Pediatria/Nefrologia 7845
DRA. RAFAELA A MAAS DOS ANJOS Pediatria 16993
DRA. RENATA ACELINA JAYME PIRES Pediatria/Nutrologia 6573
DRA. SILVIA GUESSER Pediatra/Endocrinologia 10339
DRA. SONIA MARIA DE FARIA Infectologia 3476
DRA. SUSE MARIS M. RAMOS Pediatria 4136
DRA. TAMARA ANDRADE GODINHO Neurologia Pediátrica 12536
DRA. VIVIAN DA CAS ENGELKE Pediatria 12482
DR. WALBERTO DE A. SOUZA JR Cirugião Pediátrico 9763
( * ) Médicos que somente atendem consultas particulares.
MÉDICOS PLANTONISTAS ESPECIALIDADES CRM
DRA. DEISE UEBEL Pediatria 11058
DRA. JAMILA LUCIANA DA LUZ Pediatria 17003
DRA. LUCIANA AMBONI CONTI Pediatria 10962
DRA. MARY LANE ALMEIDA COUCEIRO Pediatria 4332
DRA. SILVIA GUESSER Pediatria 10339
DRA. TATIANE DE CAMPOS Pediatria 18189
DRA. TATIANA LEMOS Pediatria 9152
PROFISSIONAL DE OUTRAS ÁREAS ESPECIALIDADES Registro
DRA. GLAUCIA MACHADO M DOMINGUES Psicóloga CRP 12/07354
ESPECIALIDADES
PEDIATRIA

É a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas patologias exclusivas ou não da criança e adolescente. O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, com uma formação que compreende no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente a pós-graduação, entretanto somente os profissionais que concluíram curso de residência médica conseguem a inscrição da especialidade junto ao registro do CRM.

NEUROLOGIA

É o estudo do sistema nervoso, suas relações e transtornos. Considerada como parte das chamadas Neurociências (neuroquímica, neurofisiologia, etc.). Foi inicialmente observando indivíduos com patologias neurológicas e posteriormente através de experimentação científica que se começou a compreender a relação entre as diversas partes do sistema nervoso e suas funções específicas.

DERMATOLOGIA

É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano - a pele. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas. A Dermatologia atua em todos os processos fisopatológicos que envolvem a pele: desde simples infecções, reações auto-imunes e inflamatórias, e tumores. A hansenologia é outra importante área de atuação da dermatologia.

ENDOCRINOLOGIA

É uma especialidade médica que estuda as desordens do sistema endócrino e suas secreções específicas chamadas hormônios. As principais áreas de atuação do especialista são: Tratamento do diabetes, da obesidade, alterações hormonais como desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.

GASTROENTEROLOGIA

É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.

ALERGIA E IMUNOLOGIA

É a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. É o ramo da biologia que estuda o sistema imunitário ou imunológico. Ele lida, entre outras coisas, com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, mal funcionamento do sistema imune em casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensitividade, deficiência imune rejeição pós enxerto).

CIRURGIA PEDIÁTRICA

É a especialidade médica, ramo da cirurgia, que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças que acometem indivíduos desde o período da vida fetal até o início da idade adulta. Seu espaço de atuação inclui as afecções urológicas, a cirurgia oncológica, cirurgia da cabeça e do pescoço, do tórax, cirurgia gastrenterológica, o transplante de órgãos e a cirurgia bariátrica em adolescentes.

HOMEOPATIA

O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores. A droga homeopática é preparada em um processo que consiste em diluição sucessiva da substância, em uma série de passos.

INFECTOLOGIA

É a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causada por microorganismos, sejam eles bactérias, vírus, protozoários, ou fungos. Algumas infecções são causadas por 'partículas protéicas', os príons, como no caso da doença da vaca louca. A infectologia também é chamada de "doenças infecto-parasitárias" (DIP). O foco do infectologista é na prevenção de doenças ou agravos ocasionados por agentes infecciosos e animais peçonhentos. A infectologia mantém uma visão geral e ampla do corpo humano e do ambiente no qual este se insere.



Rua Delminda da Silveira, 30 esquina com Serv. Juvan Rocha
Agronômica - Florianópolis
Fone: (48) 3228-0215